
TRATAMENTOS
Tratamentos e retratamentos endodônticos de alta complexidade
A realização de tratamentos e retratamentos endodônticos de alta complexidade faz parte do dia a dia do especialista em endodontia, saber lidar com a micro anatomia é de extrema importância, a utilização de recursos tecnológicos, especialmente o microscópio, se faz necessário na resolução previsível destes casos.


Remoção de retentor intrarradicular (pinos de fibra de vidro e metálicos)
A remoção de retentores intrarradiculares, sejam eles de fibra de vidro ou metálicos, são indicados quando existe presença de infecção e necessidade de retratamento endodôntico. Para o êxito neste tipo de procedimento, é necessária a utilização de pontas ultrassônicas específicas para este fim, aliado a magnificação.
Selamento de perfurações
Perfurações no assoalho ou radiculares são consideradas um desafio na endodontia. Para realizar este tipo de tratamento é necessário rigor clínico, planejamento e recursos tecnólogos. Atualmente, com a evolução dos cimentos biocerâmicos reparadores, é possível tratar dentes com perfurações extensas, gerando previsibilidade aos casos.


Tratamento de dentes calcificados
Dentes com presença de calcificação ou obliteração do canal radicular ou da câmara pulpar são considerados um dos maiores desafios na endodontia. A calcificação acontece através de um demasiado crescimento de dentina, dificultando a localização do canal. Atualmente, com recursos tecnológicos é possível localizar e tratar canais calcificados através do conceito “microsonics”.

Revascularização pulpar
Quando estamos frente a um dente com periodontite apical, mas, com a rizogênese ainda incompleta, um dos tratamentos mais indicados é a revascularização pulpar. Tal procedimento é capaz de estimular o término da formação radicular através do estímulo da papila apical, que por sua vez é fonte de células-tronco.
Clareamento interno
Em casos de trauma, calcificações do canal ou em casos onde o tratamento endodôntico não respeita os protocolos ideais, podemos estar a frente de dentes com alteração de cor. Em algumas situações, o clareamento dental interno pode ser recomendado com o objetivo de chegar ao tom de coloração mais próximo ao dos dentes adjacentes.


Microcirurgia apical
A microcirurgia apical é um procedimento endodôntico cirúrgico, é indicado nos casos onde o tratamento endodôntico convencional falha ou em casos de lesões extensas que não cicatrizam após a terapia endodôntica. A manutenção do biofilme apical extrarradicular pode ser uma das causas da falha do tratamento endodôntico, sendo assim, a microcirurgia apical é indicada. Atualmente, com excelentes materiais e técnicas previsíveis, o índice de sucesso deste tipo de tratamento é elevado.