
Casos clínicos
Pré-molar superior com 3 canais e extensa atresia
Dente 14 com abscesso periapical crônico. Dificuldade na localização e preparo dos canais pela severa atresia.
Endodontia realizada em duas sesões. Localização dos canais com ponta ultrassônica The Finder (Helse-Ultrassonic), Modelagem com sistema Reciproc Blue (VDW) e obturação com cimento biocerâmico Ah-plus Biocerâmic (Dentsply).
Reabsorção Cervical Invasiva no dente 47
Paciente com diagnóstico de abscesso periapical crônico no dente 47. Ao exame clínico profundidade a sondagem de 7mm na mesial. Foi solicitada tomografia e a mesma evidenciou a presença de uma reabsorção cervical invasiva na região mesial do dente 47, tal reabsorção pode ter iniciado após a extração do dente 46, onde, com o movimento de alavanca pode ter acarretado na lesão das fibras periodontais do dente 47.
Apesar da grande perda coronária e da lesão extensa, foi optado a realização do tratamento endodôntico aliado ao selamento externo da reabsorção.
O preparo dos canais foi realizado com sistema Reciproc Blue (VDW). O dente foi medicado e a reabsorção foi selada externamente com resina composta. Após 14 dias o paciente se encontrada assintomático e com a fístula cicatrizada, permitindo a obturação, que foi realizada com cimento biocerâmico ah-plus Biocerâmic (Dentsply).
Retratamento endodôntico de molar inferior
Quando o tratamento endodôntico inicial não é realizado de forma satisfatória respeitando a micro anatomia, ou, quando não é realizada uma adequada desinfecção, o organismo pode reagir com a formação de uma fístula, neste caso temos um diagnóstico de abscesso periapical crônico. Na grande maioria dos casos o retratamento endodôntico é a melhor indicação de tratamento.
Neste caso, a desobturação foi realizada com instrumentos ultrassônicos e reciprocantes, associados a microscopia. Após 14 dias já não existia a presença da fistula e o caso foi finalizado com a obturação com cimento biocerâmico ah-plus Biocerâmic (Dentsply).
Alteração de desenvolvimento no dente 42 - Dens in dente.
Paciente jovem, com alteração de desenvolvimento no dente 42 - Dens in dente. Anatomia bastante atípica, neste caso, todas manobras de limpeza e desinfecção são imprescindíveis para o sucesso da terapia endodôntica.
Tal dente, apresentava um canal vestibular, um lingual (com lesão apical) e também a região do dens in dente, com uma lesão na lateral da raiz, onde existia uma comunicação com o periodonto.
Após todo protocolo de preparo e desinfecção, foi realizada a obturação do caso. Nos canais vestibular e lingual foi realizada a obturação com cimento biocerâmico obturador + guta percha. Já no dens in dente o preenchimento foi realizado com cimento biocerâmico reparador (biodentine).
Na preservação de 4 meses notamos rápida cicatrização do processo inflamatório. Com cicatrização da lesão lateral e apical.
Reabsorção Cervical Invasiva (RCI)
A Reabsorção Cervical Invasiva (RCI) é uma entidade patológica relativamente incomum, insidiosa e que, na grande maioria das vezes é bastante agressiva, por este motivo, a nomenclatura “invasiva”.
O tratamento desta patologia traz controvérsias. Neste caso em especial, dente 43 com diagnóstico de RCI, na fase em evolução (destrutiva). A porta de entrada da RCI se encontra supracristal e comunicando com o espaço do canal radicular, indicando a necessidade do tratamento interno e externo.
Por ser uma área não estética, foi realizado a gengivectomia por lingual, expondo toda área da RCI, para conseguir realizar um adequado isolamento absoluto.
O tratamento endodôntico foi realizado e a obturação feita com cimento biocerâmico. Em seguida, a restauração do defeito reabsortivo e da cavidade de acesso foi realizado com resina composta.
Manter os dentes naturais, sempre deve ser uma prioridade, os dentes são órgãos, desempenham função e estética.
Em casos como esse, de extrema complexidade e importância, todas as alternativas são realizadas para manter o dente na cavidade bucal. A importância da tecnologia se faz fundamental, o microscópio associado ao ultrassom, faz toda diferença na resolução do caso.